Desfile Oficial
Como todos os anos desde sua fundação, 2008, o Maracatu Baque Mulher realiza seu desfile oficial cuja concentração acontece na rua da moeda, após a cerimônia de abertura do carnaval do Recife.
Neste dia as mulheres vestem suas saias, soltam os cabelos e tocam tambor. Em sua dança e seu canto a resistência de mulheres que trabalham o ano inteiro para aquele momento especial. Mulheres que tocam e fazem Maracatu.
Nesse dia, as ruas do Recife são preenchidas de poder feminino é a história de toda resistência daquele ano. Os desfiles homenageiam mulheres que são referência dentro e fora da comunidade. É a mulher negra periférica na rua. Se fazendo ouvir. Para dar continuidade a esse trabalho o Maracatu Baque Mulher conta com contribuições voluntárias de batuqueiras espalhadas pelo Brasil que ajudam a manter a estrutura dos ensaios e figurinos. Para o desfile oficial se somam os tambores de mulheres de Recife e de todo Brasil, do Amazonas à Rio Grande do Sul, e do exterior também, estão conosco tocando no desfile oficial.
O Desfile Oficial acontece há 10 anos e arrasta milhares de foliões pelas ruas do Recife Antigo. É atração esperada por muitos e muitas. Esse momento como mencionado é extrema importância para as meninas da comunidade, para as demais batuqueiras e para a cultura e o carnaval do Recife. Um trabalho organizado e executado por mulheres com todo cuidado durante uma década abrilhanta o carnaval da cidade.