De Mariana Queiroz, com ilustrações de André Shibuya.
Uma publicação do Coletivo Cuíca (Belisa Monteiro, Mariana Queiroz e André Shibuya) em parceria com a Mocho Edições.
Nesta obra, contamos a história da primeira mulher consagrada Mestra em uma Nação de Maracatu de Baque Virado: Mestra Joana Cavalcante. Ela está há mais de uma década à frente do Maracatu Encanto do Pina, no bairro do Pina, em Recife, Pernambuco.
Mestra Joana é um símbolo de resistência e força para a cultura brasileira. Possui, entre os diversos feitos, a idealização de um Maracatu só de mulheres que inspira e empodera – Movimento Baque Mulher, feministas do Baque Virado – e um programa social chamado Encantinho.
Mestra Joana também é mãe-pequena do terreiro Ylê Axé Oxum Deym, uma verdadeira guardiã da cultura, comprometida com a luta contra as injustiças sociais e os preconceitos relacionados às religiões de matriz africana e ao povo negro.
Saudamos e agradecemos à Mestra Joana por sua vida e história de luta dedicadas à disseminação da cultura afro-brasileira. Prestamos aqui nossa homenagem a essa portadora da manifestação tradicional do Maracatu Nação de Baque Virado.
Esta obra foi contemplada pelo Edital de produção e publicação de obras de ficção infanto-juvenil do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio da Mocho Edições.
Para comprar o livro acesse: https://www.mochoedicoes.com.br/pagina-de-produto/sementes-de-joana-a-primeira-mestra-de-maracatu
Rodolfo Fordiani
Juliana Viana