MESTRA JOANA CHEGA NA CAPITAL DO BRASIL E RECEBE A MEDALHA MIETTA SANTIAGO
Joana Dar’c Cavalcante, é a primeira e única mulher a se tornar mestra e reger um maracatu Nação, a nação de maracatu Encanto do Pina. Há 10 anos enfrenta diariamente os grandes obstáculos criados pelo machismo e pelo racismo.
Há 9 anos, Mestra Joana fundou o Baque Mulher, maracatu feminista que luta por igualdade de direitos, que luta pelas minorias e que levanta a voz contra qualquer tipo de opressão.
No Bloco Nem com uma Flor, no carnaval de 2018, Mestra Joana foi indicada pela deputada Luciana Santos a receber a Medalha Mietta Santiago no dia das mulheres, sendo homenageada por toda uma vida de resistência.
A premiação foi instituída em homenagem a Mietta Santiago, pseudônimo de Maria Ernestina Carneiro Santiago Manso Pereira. Nascida em Varginha (MG), ela questionou, por meio de um mandado de segurança em 1928, a proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que isso violava a Constituição então vigente, que não vetava esse voto. Conseguiu assim o direito de votar e o de concorrer ao cargo de deputada federal.
A Medalha Mietta Santiago foi criada pela resolução nº 21 de 2017 da Câmara dos Deputados e será entregue em sessão Solene, que ocorrerá anualmente em comemoração ao Dia da Mulher, premiando iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres. A regulamentação é feita pelo Ato da Mesa nº 158, de 23/03/2017.